domingo, 23 de agosto de 2009

A SUMÉRIA - I

A origem e a história antiga dos sumérios ainda são pouco conhecidas. O primeiro povoamento civilizado terá sido em ERIDU, trazido pelo Deus ENKI ou pelo seu assessor ( a partir de Abgallu ou ab=água, gal=grande, lu=homem). Sabe-se que no final do período NEOLÍTICOS, os povos sumerianos, vindos do PLANALTO do IRÃ, fixaram-se na CALDÉIA. No terceiro milênio, haviam criado pelo menos doze CIDADES-ESTADOS autônomas: UR,ERIDU, LAGASH, UMA, ADAB, KISH, SIPAR, LARAK, AKSHAK, NIPUR, LARSA e BAD-TIBIRA. Cada uma compreendia uma cidade murada, além das terras e povoados que a circundavam, e tinha divindade própria, cujo templo era a estrutura central da urbe. Com a crescente rivalidade entre as cidades, cada uma instituiu também um REI.
O primeiro rei a unir as diferentes cidades, por volta de 2800 aC, foi o rei de KISH, ETANA. Por muitos séculos, a liderança foi disputada por LAGASH, UR, ERIDU e a própria KISH, o que enfraqueceu os sumérios e tornou-os extremamente vulneráveis a invasores. Entre 2530 e 2450 a.C, a região foi dominada pelos reis ELAMITAS, que viviam no SUDOESTE do atual IRÃ. Após um período de domínio dos elamitas, os sumérios voltaram a gozar de independência. As cidades de LAGASH,UMMA, ERIDU, URUK e principalmente UR tiveram seus momentos de glória. Pouco depois os ACÁDIOS - grupos de NÔMADES vindos do DESERTO da SÍRIA - começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias, terminando por dominar as cidades-estados desta região por volta de 2550 a.C. Mesmo antes da conquista, porém, já ocorria uma síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos. Os ocupantes assimilaram a cultura dos vencidos, embora, em muitos aspectos, as duas culturas mantivessem diferenças entre si, como por exemplo - e mais evidentemente - no campo RELIGIOSO.
Mais tarde, por volta de 2369 a.C, Sargão, o Velho,patési da cidade de ÁGADE, unificou a maioria das cidades-templos. Apesar da unificação, as estruturas políticas da Suméria continuaram existindo. Os reis das cidades-estados sumerianas foram mantidos no poder e reconheciam-se como tributários dos conquistadores acadianos. Sargão conseguiu ainda submeter os elamitas, antes de lançar-se à conquista das terras ocidentais, até a costa SÍRIA do MEDITERRÂNEO. Criou assim um modelo unificado de governo que influenciou todas as civilizações posteriores do Oriente Médio. O grande rei acádio, guerreiro e conquistador, tornou-se conhecido como "soberano dos quatro cantos da terra". Sua dinastia governou aproximadamente entre 2350 e 2250 a.C.
O império criado por Sargão desmoronou após um século de existência, em conseqüência de revoltas internas e dos ataques dos guti,nômades semibárbaros originários dos montes Zagros, a leste da Mesopotâmia, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, porque a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a caça e o pastoreio. Por volta de 2150 a.C, os guti conquistaram a civilização sumério-acadiana. Depois disso, a história da Mesopotâmia parecia se repetir. A unidade política dos sumério-acadianos era destruída pelos guti, que, por sua vez, eram vencidos por revoltas internas dos sumério-acadianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita. volte sempre que desejar!