domingo, 23 de agosto de 2009

A PRIMEIRA CIDADE

Há muitos anos atrás uma colega de geografia me perguntou qual ou quais foram as primeiras cidades. Respondi com convicção que foram as sumérias, Ur ou Uruk. Acontece que a arqueologia esta em constante evolução , de método e técnicas. A tecnologia tem permitido avanços notáveis na detectação de possíveis sítios arqueológicos, contribuindo para repaginar a história humana.
Daí que na Anatólia, atual Turquia, existe um sitio arqueológico fantástico, que nos revela a existência desta cidade, Çatal Hüyük.

Çatalhüyük, ou ainda Çatal Hüyük, foi um assentamento muito grande na Anatólia, datada de cerca de 6700_a.C. Mostra um estágio cultural refinado, com casas de tijolos crus nas quais se entrava pelo teto, possivelmente por uma escada de madeira. O trânsito entre as casas se fazia por cima destas, já que não havia ruas entre elas.As casas tinham plataformas para dormir, sentar ou trabalhar, e um fogão. As áreas eram divididas em plataformas, separando as partes limpas (que parecem ter sido usadas para dormir, sentar, armazenar e preparar alimentos) das partes sujas.Os mortos eram enterrados dentro da própria casa em posição fetal, sob plataformas que talvez fossem usadas como cama. Há indicações do culto a algum deus com características do touro. Além da cerâmica, há várias camadas de murais superpostas dentro das casas, alguns deles figurativos e outros em forma de padrões repetidos. Há muitas esculturas, em osso ou modeladas, algumas representando uma figura feminina cujo significado é discutido pelos arqueólogos: seria talvez uma deusa, ou uma imagem para propiciar a fecundidade.

Um aspecto muito marcante de Çatalhöyük são as estatuetas femininas. O arqueólogo Mellaart, que primeiro iniciou as escavações, argumenta que estas estatuetas confeccionadas de maneira cuidadosa, cravadas do mármore, rocha azul e marrom, xisto, calcita, basalto, alabastro e argila representam a idealização de uma divindade feminina ou a Deusa mãe. Embora houvesse divindade masculina, estatuetas femininas são em número muitas vezes maior do que as masculinas, as quais sequer parecem ter alguma importância. Até hoje 18 níveis foram identificados. Estas estatuetas achadas nas áreas de Mellaart parecem ser santuários. Um destes, que ficou conhecido como Cibele da Anatólia, uma suntuosa deusa sentada num trono e ladeada por duas leoas, foi encontrada num compartimento de estocagem de grãos, o qual para Mellaart sugere uma maneira de proteger a colheita ou o suprimento de alimentos.

Há ainda outras pesquisas que apontam a possibilidade da existência de cidades mais antigas.

A Jericó da Bíblia, onde as escavações revelaram muros com 9000 anos, Çatal Huyuk, uma povoação turca quase tão antiga... Lepenski Vir, um aldeamento do Paleolítico situado na margens do Danúbio... Estas três descobertas vieram invalidar a teoria que sustentava terem as primeiras do Mundo surgido na Suméria há 5000, quando do inicio do periodo histórico. Porém, é possivel que sob as misteriosas colinas dispersas pelo Próximo Oriente existam cidades muito mais antigas, construidas num passado ainda mais longinquo que se perde na noite da Pré-História.
Sob uma colina junto a um oásis nos arredores da moderna Jericó, jaz a mais antiga cidade do Mundo. Esta primeira Jericó tem 9000 anos - o triplo da idade de Roma. Os seus muros foram descobertos a cerca de 15 metros de profundidade, sob o entulho de cidades posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita. volte sempre que desejar!