domingo, 12 de dezembro de 2010

A LEI SECA, A MAFIA E O VOTO FEMININO

Para a turma do ensino médio  
Boardwalk Empire - 2009-2010 HBO

A série que esta chegando ao final da primeira temporada, é simplesmente fascinante. Para começar é produzida por Martin Scorsese, sem legenda né? Vamos lá, clica ai no nome para você ver quem é a fera. Basta citar alguns dos filmes dirigidos por ele:
Gangues de Nova Iorque;
Os Bons Companheiros;
O Aviador;
Os infiltrados.


A reconstituição de época é soberba, um retrato das modas, dos custumes, das ideias muito bem feita.Veja essa imagem da Atlantic city na década de 1920.











O elenco é assombroso.
Para começar o Sr  Nucky, interpretado por Steve Buscemi, soberda interpretação.Ele é o tesoureiro da cidade, controla a prefeitura, o xerife (seu irmão) e os vereadores, chefe mafioso que  era capaz de ajudar uma viúva desinteressadamente e ao mesmo tempo matar um desafeto sem dramas de consciência.  











A viúva Margaret Shroeder, interpretada por Kelly Macdonald, linda, talentosa e simplesmente fantástica na série. A viúva vai se tornar a amante de Nucky.
Uma relação sobre a qual ela sempre se questiona, pois é uma, imigrante européia, pobre mais culta, de personalidade forte e ideias próprias. Fraginlidade e personalidade conflitanto em sua pessoa, uma delícia para os olhos e um show de interpretação.





Esse carinha aqui é o Al Capone, que na época em que se passa a série, era simplesmente o motorista de um chefete local, um moleque de recados.
O ator é o Sthepen Graham. 







Ele é um héroi da Primeira Guerra Mundial, abandonou a universidade de Princeton e se meteu com Nuck Thompsom o todo poderoso tesoureiro da cidade, que havia sido funcionário do seu pai , o comodoro que ele nao reconhecia como pai.
Sua obsessão é se tornar importante no esquema de poder em Atlanta. É casado com uma pintora e tem um filho. Vai a Chicago e conhece Al Capone, a quem da uma ideias já que o famoso Capone aparece aqui como um idiota. Michael Pitt é o ator ai do lado e que interpreta o papel de Jimmy. Ele é o filho de Gillian, uma corista que foi seduzida aos treze anos pelo comodoro.
Detalhe: corista era o que se chama hoje nos EUA de showgirl. 





Bom tem muita informação no site da série vá e veja. Os méritos da série são muitos, por isso vou ficar em dois aspectos importantes:
Primeiro a reconstituição da época, muito boa
Segundo os temas abordados: a lei seca, dissecada aqui de forma bem irónica; o registro da adoção do  direito de voto feminino, as disputas políticas da época e a desconstrução de alguns personagens que ficaram famosos no cinema, do mundo e do submundo daquela época. Muito legal, divertido e informativo.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita. volte sempre que desejar!